2 de janeiro de 2015

#1 Resenha: Quem é você Alasca?

         Olá leitores e leitoras,
         Sejam Bem-Vindos a primeira resenha do blog, espero que vocês aproveitem!

         Estava meio confusa em questão de que livro escolher para a minha primeira resenha, então resolvi fazer do último que li: Quem é você Alasca? -John Green.

         Confesso que não sabia o que esperar dele, pois além deste, só li "A culpa é das estrelas" deste autor. Na verdade eu nem ia lê-lo, mas certo dia vi uma frase deste livro que me chamou atenção:

"Chega uma hora que é preciso arrancar o band-aid. Dói, mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados."


         Essa frase foi o ponta pé inicial, o próximo passo era comprá-lo. Mas eu já tinha visto tantas capas desse livro que não sabia dizer qual era a "original" ou se tinha uma precisamente. Resolvi comprar a que eu achava mais bonita. E ela realmente me chamava a atenção.


         Além disso, essa capa tem TUDO a ver com a história. As outras, acho que não tanto quanto essa. Parece clássica.
         
         Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

         Acho que a sinopse não diz muito sobre a história, uma das razões para eu ficar meio perdida no inicio da leitura. Mas mesmo assim acho que foi um resumo perfeito para o livro. 
         Em geral, achei que o livro surpreendeu minhas expectativas.
         Acontece que a história não é nada que eu pensava que seria. Ela não é um romance, nem uma "grande aventura". É uma história que retrata pessoas "normais" no Ensino Médio, em um colégio interno. 
         Mas claro, John Green não poderia escrever uma história normal para pessoas normais.
         Tinha que ter.
         A tragédia.
         Acho que esse livro não serviu somente para mostrar que coisas ruins acontecem com pessoas boas. Mas também para mostrar que pode acontecer com todo mundo, um acidente, ou um esquecimento. Para mim foi uma lição. Todos nós devemos buscar nosso Grande Talvez e nossa forma de sair do labirinto da dor.

"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."


         Eu disse antes quem em toda resenha eu seguiria um roteiro, e tentei segui-lo ao máximo. Agora só falta meu último tópico. A nota!
         Talvez eu seja suspeita a falar, mas mesmo sendo completamente diferente do que eu esperava, minha nota é 10. Acho que um dos motivos, é que me lembrou um pouco "As Vantagens de Ser Invisível", por isso a nota tão alta. Mas também porque eu acho importante retratarem a vida dessa maneira que foi apresentada no livro. 
         "Quem é você Alasca?" Trás várias questões existenciais e acho que é um livro que todas as pessoas deveriam ler! 

         Bem, acho que por hoje é só. Espero que tenham gostado dessa resenha. Em breve trarei dos outros livros que li no mês de Dezembro.
         Beijos!




16 comentários

  1. Um amigo meu pediu esse livro de aniversário e logo depois eu não podia deixar de pedir emprestado para ele. A história é bem fluida, e agora que você falou, ela até que se parece com As Vantagens de Ser Invisível, por se tratar de adolescentes e tal. Mas eu ainda prefiro As Vantagens mesmo, que é meu livro alternativo preferido.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não supera As Vantagens de Ser Invisível! Mas gostei de Quem é você Alasca pelo mesmo motivo que gostei de As Vantagens, achei os dois livros profundos!
      Beijoos!

      Excluir
  2. QeVA? é um livro maravilhoso! Sei lá, a Alasca é original sabe? Ela me encantou!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! A Alasca é incrível. Mas o que mais me chamou a atenção nesse livro foram os "aprendizados" que ele trouxe. Sei lá, achei profundo!
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi
    Confesso que não tenho vontade de ler nenhum livro do John Green... Fiquei curiosa com a sua comparação com As Vantagens de Ser Invisível, porque quero muito ler esse livro.
    Apesar de tudo, gostei muito da capa e das citações ^^
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Acho que os livros do John Green tem a mesma finalidade em diferentes contextos. Ele sempre tenta passar lições de vida, e eu gosto muito deste tipo de livro sabe? Acho que a desvantagem de alguns, é que eles ficam meio parados e acaba que algumas pessoas perdem o interesse. Mas acho que deveria tentar ler, são incríveis!
      Beijoos

      Excluir
  4. Já vi opiniões muito divididas sobre este livro ,uns ama uns odeia, eu não sei se vou lê-lo pois estou com o livro A culpa é das estrelas o mais famoso deste autor aposentado na minha estante lido pela metade a história é linda e tal mas a maneira de escrever do autor não me cativou mas adorei o filme.
    Bjs Mary
    Blog: http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você adorou o filme, vai amar o livro! Pelo menos, para mim, o livro trás aquelas cenas especiais que não deram para colocar no filme. Aqueles detalhes que mostravam como os personagens eram queridos por todos a sua volta, sabe? Uma coisa que não mostrou no filme. Parecia que só existiam eles, naquele mundo fechado, como se os personagens não tivessem histórias para contar de seu passado. Acho que você deveria tentar acabar de ler, é emocionante!
      Beijos

      Excluir
  5. Acho que sou uma das únicas que não gostou desse livro! Achei-o vazio. Talvez, como uma conhecida disse, eu não tenha entrado na cabeça da Alasca para entender o livro... Vou ver se releio para reconsiderar minha opinião!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que não entendi a Alasca direito, nem entrei em sua cabeça, mas a história me cativou! Acho que por tudo que eles passaram e por todas as tentativas de recriar o passado em busca de respostas, me fizeram refletir.
      Beijoos.

      Excluir
  6. Oii, nunca li nada do autor e nem tenho vontade por enquanto.
    É muit bom quando um livro supera nossas expectativas né?
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, espero que tente ler algo dele, eu recomendo!
      Beijoos.

      Excluir
  7. Olá!

    Que legal! A primeira resenha nós nunca esquecemos, não é? :D Parece que foi ontem que escrevi a minha... e já tenho blog há 4 anos! O tempo voa! :P

    Eu gostei muito da sua resenha, de verdade. Achei que você já está desenvolvendo bem seu raciocínio (e isso tende a melhorar nas próximas, não se preocupe), então meu conselho é: continue!

    Falando nisso, achei alguns errinhos em seu texto (a maioria de digitação) e queria te dar uma sugestão: coloque um formulário na barra lateral para que as pessoas possam dar dicas e sugestões desse gênero de forma anônima, assim ninguém fica constrangido, né? :D

    Um grande abraço e muitas leituras! Feliz 2015!

    Ana Carolina Nonato
    Blog Seis Milênios
    http://seismilenios.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado da minha primeira resenha, (principalmente porque você está no "ramo" há muito tempo). Quando fui reler meu texto, devo ter passado esses erros :( Espero prestar atenção nas próximas vezes, porque sei como é chato ver erros ortográficos, ou erros de digitação. Obrigada pela dica do formulário, vou tentar colocar! Fico feliz em receber essas dicas e esses avisos, afinal, como iríamos melhoras sem saber o que estamos errando?
      Obrigada mais uma vez :)
      Beijoos!

      Excluir
  8. Olá amore, como vai?
    Gostei da sua resenha, fico feliz que tenha gostado até.
    Mas não foi um livro que me agradou, achei o romance besta e até idiota e o final não me agradou, enfim. Foi um livro que li e apenas li. Igual comer uma coisa que não gosta, mas estava morrendo de fome e era o jeito comer rs. Mas enfim, opinião são peculiares mesmo.
    Parabéns pela resenha mesmo assim.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não achei que teve muito romance, e me decepcionei um pouco com isso. Mas gostei do final, por ele ter sido inesperado e tal.
      Beijoos!

      Excluir

MY LITERARY PARADISE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2015 - 2016 ©
TODAS AS HISTÓRIAS SÃO REAIS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN