19 de agosto de 2016

#35 Resenha: Golem & O Gênio

          Olá leitores! Hoje venho aqui apresentar minha última leitura para vocês: Golem e o Gênio. Um livro incrível, cheio de mitologia, crenças e muitos detalhes. Vem conferir a resenha!


Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás. Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes, Ahmad e Chava se tornam improváveis amigos e companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. Mas uma poderosa ameaça vai reuni-los novamente, colocando em risco suas existências e obrigando-os a fazer uma escolha definitiva.

          O livro começa com a criação da Golem: uma criatura feita de barro, feita para servir as pessoas. Neste caso, a Golem seria a esposa de Rotfeld, um homem na faixa dos trinta anos que já perdera as esperanças de encontrar uma mulher para se casar. Após a criação, ele a leva para uma embarcação, para se mudarem para a America. Porém, Rotfeld morre no percurso e a Golem fica perdida, sem mestre, sem saber o que fazer.
          A partir daí, ela começa a escutar os desejos das pessoas, já que sua natureza deveria servir a alguém. Para a sorte de sua sanidade, um velho rabi a encontra e tenta protegê-la, enquanto decide destruí-la ou não. Ele tenta ensiná-la a conter sua vontade de realizar todos os desejos alheios, enquanto a mostra como viver normalmente. O rabi a nomeia de Chava, e começa a mostrar o bairro a ela.
          Neste meio tempo, do outro lado de Nova York, um simples ferreiro recebe uma antiga relíquia para consertar. Acontece que o objeto ornamentado, não era um simples pote para azeite. Quando estava tentando arrumar os pequenos amassados, algo aconteceu e um homem, com uma pulseira de ferro, caiu no chão.
          Era um Djim, criatura de fogo, que fora aprisionado em forma de homem cerca de mil anos atrás. Assim como o rabi ajudou a golem, o ferreiro começou a ajudar o djim, que se mostrava teimoso e inconsequente.
          Certa hora, os caminhos das duas criaturas se cruza, e talvez por destino, ou sorte, a vida deles nunca mais será a mesma. 
          A autora conseguiu misturar a mitologia judaica com a egípcia de uma forma magnífica, fazendo muito sentido. Além de mostrar a história dos principais, ela descreve até os personagens mais secundários que  acabam se mostrando tão importantes quanto. 
          Sabe aquele livro que você não vai entendendo no início por que tal informação é evidenciada, e no final, cada detalhezinho se amarra? Exatamente isso acontece em Golem e o Gênio. Nem um detalhe fica de fora. Fiquei encantada do início ao fim com a história, e toda sua magnitude.
          Sinceramente? O meu único arrependimento com o livro Golem e O Gênio, é de não ter lido antes.
Golem & O Gênio || Autora: Helene Wecker || Páginas: 515
ISBN: 9788566636482 || Darkside Books
Nota:

Nenhum comentário

Postar um comentário

MY LITERARY PARADISE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2015 - 2016 ©
TODAS AS HISTÓRIAS SÃO REAIS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN