5 de outubro de 2016

Especial Halloween - Em Algum Lugar Nas Estrelas

          Olá leitores! Hoje apresento a vocês mais um livro da Caveirinha em homenagem ao Halloween, que também já foi resenhado no blog. Esta foi mais uma experiência literária incrível, que merece ser compartilhada duas vezes com vocês. Vamos conferir?
 A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas Jack não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine. O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden. Early, um nome que poderia ser traduzido como precoce, é uma descrição muito adequada para um prodígio como ele, que decifra casas decimais do número Pi como se lesse uma odisseia. Mas, por trás de sua genialidade, há uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo e de lidar com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor. Obsessivo, Early Auden tem regras específicas sobre que músicas deve ouvir em cada dia da semana: Louis Armstrong às segundas; Sinatra às quartas; Glenn Miller às sextas; Mozart aos domingos e Billie Holiday sempre que estiver chovendo. Quando chegam as festas de fim de ano, a escola fica vazia. Todos os alunos voltam para casa, para celebrar com suas famílias. Todos, menos Jack e Early. Os dois aproveitam a solidão involuntária e partem em uma jornada ao encontro do lendário Urso Apalache. Nessa grande aventura, vão encontrar piratas, seres fantásticos e até, quem sabe, uma maneira de trazer os mortos de volta – ainda que talvez do que Jack mais precise seja aprender a deixá-los em paz.

           A última vez que Jack viu o pai foi quando ele tinha nove anos. Aos treze, sua mãe morreu e seu pai voltou da guerra sem poder dizer adeus. Infelizmente, muitos anos se passaram sem o contato com a figura paterna, e a mesma parecia um estranho neste mundo. 
          Deste modo, Jack vai parar em um internato para meninos e conhece Early, um garoto estranho e excluído que afirmava ler uma história a partir dos algarismos de Pi. E, bem, a reação dele não foi a das melhores quando um professor disse que um matemático tinha uma teoria que os algarismos chegariam ao fim.
          Early não pode acreditar no que o professor disse. Para ele, isso significaria que Pi estava morto. Sendo que em sua cabeça, Pi estava perdido. E claro que Early vai procurá-lo em uma jornada, com Jack.

“Às vezes, é melhor não ver todo o caminho que se estende diante de você. Deixe a vida surpreendê-lo, Jackie. Há mais estrelas por aí do que as que já têm nome. E todas são lindas.”

          O livro é narrado no ponto de vista de Jack, e nós podemos acompanhar o amadurecimento e sua superação ao longo do livro. Essa história é aquela que você sabe que sempre terá um lugar especial no seu coração, por não se tratar apenas de uma aventura, mas uma incrível lição de vida que busca a amizade, a família e a cura para a dor. Tudo retratado pelos olhos inocentes de uma criança.
          A escrita da autora é fluida e leve, apesar de que em certo ponto demora para se desenrolar. Os personagens são bem desenvolvidos e no final da história, tudo se encaixa. 
          A edição incrível só pode influenciar mais ainda na experiência da leitura. Tem imagens ao decorrer do livro e a capa é perfeita. Com toda certeza, a editora Darkside continua me surpreendendo.
          Porém tive que pensar muito antes de dar a nota ao livro. Estava quase pontuando cinco estrelas, pela qualidade excelente tanto de edição quanto de escrita. Entretanto, achei o final um pouco corrido em relação ao resto da história, o que atrapalhou a imaginação dar a vida aos acontecimentos.


Em algum lugar nas estrelas || Clare Vanderpool || Páginas: 284
ISBN: 9788566636833 || Darkside Books 
Nota: 4/5

2 comentários

  1. Ainda não li Em Algum Lugar nas Estrelas, mas pretendo ler em breve!
    Me parece o tipo de leitura para saborear com o tempo e a mente bem livre.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Sofia, esse livro é muito lindo (para variar). Eu ainda não o tenho na minha coleção e quero muito. Adorei sua resenha!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir

MY LITERARY PARADISE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2015 - 2016 ©
TODAS AS HISTÓRIAS SÃO REAIS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN