10 de outubro de 2016

TODA FORMA DE LEITURA É VÁLIDA!

          A última sensação nas livrarias foram os famosos livros de youtubers, que vem ocupando várias prateleiras, o que resultou em uma enorme crítica por parte de leitores de outros gêneros. 


          Bem, não vou negar que a princípio, o número de lançamentos relacionados a este mercado me incomodou, afinal, crianças de dez anos já estavam com livros publicados graças a mídia social, e eu aqui ralando para escrever uma história. Mas, depois de parar para pensar, eu sempre reclamei que a literatura nacional não era valorizada. Negligenciar certo gênero da literatura seria um tanto preconceituoso ao meu ver. Somente determinadas obras deveriam ser valorizadas?
          Acima de tudo, quem sou eu para julgar o que cada um deve ler? Não comecei a ler com Shakespeare ou algo do tipo. E sei que não é todo muito que tem hábito de leitura, inclusive, são raras estas pessoas. Por que não incentivar a leitura com um livro de um famoso que tal pessoa estima? 
          Até hoje, mesmo depois de ter lido cerca de duzentos livros, não leio somente livros clássicos (apesar de os valorizar muito) ou filosóficos que me façam refletir (inclusive, que tenho muuuita dificuldade para encarar). Eu leio fantasias, romances beem clichês, livros que estejam fazendo sucesso e me interessei pela repercussão, livros nacionais, internacionais, ou qualquer um que me chame a atenção. Isso torna minhas leituras "menores" de quem prefere livros acadêmicos?
          Independente de quem escreveu ou não, as vezes tudo que nós precisamos é de algo que nos distraia. E se isso for um livro da Kéfera, Cinquenta Tons de Cinza, Turma da Mônica, Crepúsculo, Os Miseráveis, A Origem das Espécies, Harry Potter, A Culpa É das Estrelas, ou qualquer outro, isso cabe a nós escolher. E independente dessa escolha, você não precisa sentir vergonha, ou se sentir superior por fazê-la.
          Mas voltando para o caso atual, dos livros de youtubers, muita gente reclama do fato que a maioria deles não foram escritas realmente por eles, mas foram atribuídos como se fosse. Bem, você já ouviu falar no termo Ghost Writer? O "Escritor Fantasma" é um termo que já existe há muito tempo, e é atribuído ao profissional especializado em prestar serviços de redação de textos a pessoas que não tem tempo ou não tem jeito para a escrita. O contrato é sigiloso, e pode ter a chance de você já ter lido um livro supostamente de um autor, e nunca irá saber quem realmente o escreveu. A única questão, é que agora isto está mais evidente.
          Este mercado só existe porque tem gente que compra tais livros. E se tem gente que compra, isso me leva a crer que tem gente que lê. E não é a leitura que nós valorizamos? Então qual o sentido de criticá-la, só porque você não tem interesse em tal gênero?
          De qualquer forma, o preconceito existe na nossa sociedade em vários aspectos, e me entristece ao vê-lo na literatura, por ser uma arte muitas vezes usada contra a repressão. Você não precisa gostar do que o outro lê, mas, assim como tudo na vida, você deve respeitar a escolha de cada um.
          Espero que este texto sirva para reflexão, porque no final das contas, o que uma pessoa lê não vai influenciar nada na sua vida. Mas pode mudar muita coisa para ela.


Nenhum comentário

Postar um comentário

MY LITERARY PARADISE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2015 - 2016 ©
TODAS AS HISTÓRIAS SÃO REAIS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN